Condromalácia Patelar

Publicado em 21 de novembro de 2013

compartilhe

É uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, que produz dor e desconforto ao redor ou atrás da patela. É comum em jovens adultos, especialmente em jogadores de tênis, futebol e corredores.
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas são dor na região anterior do joelho ao subir e descer escadas, ao permanecer sentado por tempo prolongado e levantar (Sinal de Cinema), ao correr principalmente em terrenos íngremes, ao agachar; “ruídos” na região da patela ao flexionar e estender o joelho; edema que são decorrentes pelo excesso de líquido na articulação.
Quais as causas?
As causas da condromalácia estão relacionadas ao mau alinhamento da patela, ocasionando desgaste da mesma, desequilíbrio muscular – quadríceps VMOxVL, encurtamento muscular – região posterior da coxa, alterações anatômicas tanto do fêmur quanto da patela – patela alta, pronação do pé, rotação interna do fêmur etc. Existem também os microtraumatismos de repetição, comuns em esportes de impactos e o uso inadequado de aparelho de ginástica como step, leg press, miniagachamento, o que acaba sobrecarregando a articulação femoropatelar.
Quais as indicações de tratamento?
O tratamento inicial deve ser baseado nas causas da lesão. Após diagnosticada, é iniciado o tratamento fisioterápico com o objetivo de diminuir o quadro de dores e anti-inflamatório, além do ganho de flexibilidade e reequilíbrio muscular. É importante durante o fortalecimento muscular avaliar o limite de extensão e flexão de joelho, para não piorar o estado da cartilagem na patela. Durante o tratamento é preciso tomar algumas precauções como, por exemplo, evitar exercícios e esportes de impacto, evitar subir e descer escadas, colocar gelo na região após os exercícios e longa permanência sentado ou com a perna cruzada. Se não houver melhora do quadro após o tratamento conservador, será necessário realizar a cirurgia através da artroscopia, que restabelece a biomecânica da articulação. Hoje existem medicamentos condroprotetores, para prevenir ou regredir a lesão na patela.
Condromalacia-Patelar
Para ter o diagnóstico e tratamento certos, sempre consulte o seu médico e fisioterapeuta. Segurança é tudo.
O Dr. Maurício Garcia, do Instituto Cohen, colaborou com esta dica.
Imagens: InfoEscola e WebRun.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!