Todo esporte exige preparos e equipamentos de segurança. E no trail não é só segurança, é questão de vida, já que exigem do corredor muita condição física e atenção ao terreno. Por isso, quando você parte de corrida de rua para a montanha, a história muda. Veja só algumas dicas que trouxe aqui… você vai sacar de cara essa diferença.
1. Usar roupas mais pesadas que dificultem a transpiração com intuito de emagrecer é um comportamento que só ajuda a desidratar. O ideal é usar roupas leves que permitam a transpiração no verão. Já no Inverno se preocupe em usar roupas tipo corta vento para que o corpo consiga se aquecer de forma adequada.
2. Não invista em acessórios tecnológicos (GPS, iPod, roupas com tecidos tecnológicos etc.), como se isso garantisse performance. Esse investimento pode propiciar um treinamento mais motivante, mais confortável, mas jamais substituirá a importância da disciplina e perseverança que um corredor deve manter para ter êxito nas corridas.
3. Engana-se quem pensa que comprando um tênis caro já está 100% seguro de lesões. Mais importante do que o custo do acessório é investir em um calçado adequado ao seu tipo de pisada e adequado ao seu tipo de treino. Hoje, os tênis minimalistas estão sendo bem difundidos, porém, depende muito do seu tipo de condicionamento físico. Pessoas iniciantes na modalidade têm que tomar certo cuidado ao dispensar o amortecimento.
4. Investir em um monitor de frequência cardíaca é muito importante. Após realizar um teste ergométrico e definir as frequências cardíacas de treinamento, você precisará desde equipamento para conseguir determinar as intensidades de cada sessão. Desta forma, não subestimará nem superestimará seus esforços, isto é, treinará com segurança.
5. É preciso avaliar o treino do dia e preparar seus equipamentos. Hoje temos diversos acessórios. Tênis para corrida longa, corrida curta, GPS, frequencímetros, meias de compressão, tensores, cintas com suporte para água etc.
6. Não negligencie o básico. O principal equipamento é um tênis com um bom amortecimento, seguido de uma roupa leve e o protetor solar. Caso o treino seja em uma estrada ou um ponto sem água, nunca se esqueça de levar uma garrafinha.
7. Cuidado com a música. Há treinadores que são contra o uso de fones de ouvido para treinar. É muito motivante para o corredor quando ele está escutando uma música de seu gosto, mas pode ser perigoso para a segurança. Quando estamos ouvindo uma música legal e em um volume moderado, ficamos muito distraídos e o risco de um acidente é muito grande. Parece besteira, mas se estamos em um lugar movimentado, ficamos vulneráveis e não escutamos os barulhos dos automóveis ao redor. É como andar de carro com o rádio alto. Uma solução, além de baixar o volume, é usar o fone em apenas uma das orelhas.
E se você tem alguma dica boa e experiência, compartilhe nos comentários. E #PauNoCat!
Equipe-se!
Publicado em 21 de fevereiro de 2014
Comentário enviado para a moderação.
Por favor aguarde!
Deixe um comentário