Hideki Maeda – Um ícone do montanhismo brasileiro

Publicado em 30 de março de 2016

compartilhe

Quando você conhece o Seu Maeda e a sua pousada em Marmelópolis, todos os seus sentidos são ficam aguçados. A beleza do lugar, é um encanto aos olhos, o ar puro, é um convite para que respiremos profundamente e o paladar da comida servida em abundância em sua pousada, é uma mistura de comida brasileira com a nipônica simplesmente especial. E por fim, os nossos ouvidos são brindados com inúmeras histórias de um desbravador do montanhismo no Brasil, não dá vontade de parar de escutar as suas histórias de bravura e de verdadeira paixão pelo que faz. Abaixo a história do Seu Maeda. Natural de Nagasaki no Japão em 1941 e logo ao nascer mudou-se com seus pais para a cidade de Tinampo na Coréia do Norte.
Um desbravador do Montanhismo no Brasil - Sr. Maeda lenda viva
Um desbravador do Montanhismo no Brasil – Sr. Maeda lenda viva
Seu primeiro contato com a Natureza ocorreu aos cincos anos de idade quando, na companhia de sua cidade no histórico episódio da Guerra Fria quando os soviéticos invadiram pelo norte e que culminou com a formação de dois países. Apesar da tenra de idade foi possível acompanhar  o resto do grupo,, uma vez que já tinha possibilidades de caminhar e compreender as ordens de sua mãe de quando deveria ficar calado ao esconderem-se em algum lugar da rota de fuga. Abandonadas pelas suas mães pois iriam facilmente denunciar seus esconderijos além de comprometer a agilidade do grupo. Sua mãe assim como as outras mulheres cortou seus cabelos para parecerem homens e tentar evitar alguma violência por parte dos soldados soviéticos. O fim dessa caminhada só terminou ao cruzarem o paralelo 38  ao sul e pegando um navio de volta a Nagasaki. Não seria desejável a qualquer  um de nós termos uma caminhada dessa como “batismo” de “trekking” nos dias de hoje. Mas, parece que, apesar das dificuldades, caminhar por trilhas e dormir no meio da mata despertaram desde cedo no pequeno Maeda, essa necessidade instintiva de interação com a Natureza.  
Palestra do Seu Maeda - Museu que fica dentro da pousada com reportagens e equipamentos usados em suas aventuras
Palestra do Seu Maeda – Museu que fica dentro da pousada com reportagens e equipamentos usados em suas aventuras
Aos 15 anos entrou para um grupo de montanhistas escondidos dos pais. Formou-se em Técnico em Química em Nagasaki. Com medo de uma morte prematura numa dessas escaladas e juntamente com a situação difícil do Japão do pós-guerra, para o Brasil. Na verdade, sua ideia era ir para o Peru com nítidas “intenções montanhistas” na região dos Andes. Mas na época não havia essa opção disponível então resolver mesmo vir ao Brasil, pelo menos estaria bem mais perto  dos Andes. Por aqui enfrentou dificuldades. Estudou na Escola Técnica de Laticínios de Juiz de Fora (MG) . Depois foi morar na cidade de Lorena para trabalhar no Leite Paulista como chefe de produção de queijos e leite longa vida, sendo esta empresa primeira a lançar um leite deste tipo no país. Ter a linda Mantiqueira tão próxima foi muito gratificante. Em 1975 mudou-se para Campinas para trabalhar em uma companhia japonesa com Gerente industrial. Em 1987 fundou com alguns amigos Principais Históricos CEC (Centro Excursionista de Campinas). 1990 de Maio – Primeira Excursão a Machu Pichu – Peru 1991 de Junho – Segunda Excursão a Machu Pichu – Peru 1992 de Abril –  Reabertura da trilha entre Passa Quatro e Itamonte, Travessia da Serra Fina. 1993 de Abril – Abertura da travessia Marin SP (2421m alt.) e Itaguaré MG (2308m alt.) com 35 Km de distancia; aberta por mim e o Centro Excursionista de Campinas CEC. 1993 de Dezembro – Equipe CEC conquista o topo do Aconcágua 6950m: Argentina. 1996 de Fevereiro –  Parque Nacional Caparaó ES, Pico da Bandeira 2892m. 1996 de Junho –  Escalada em Neve. Cordilheira Blanca, Pico Pisco 6020 e Urus 6000m: Peru 1999 de Janeiro – Aventura em Torres Del Paine, Patagônia Chilena 2007 de Junho – Inauguração do museu Histórico de Montanhismo Maeda & CEC em comemoração aos 20 anos de fundação do CEC e 50 Anos de montanhismo do Sr. Maeda. 2008 de Março – reportagem da Rede Globo sobre Maeda, mostrando sua dedicação ao montanhismo e a natureza e também sobre o museu do Montanhismo e a trilha Ecológica da pedra Monta e Marinzinho. 2010 de Agosto – Filmagem do documentário “Caminhos da Mantiqueira” em homenagem aos 50 anos de montanhismo do Maeda, Apoio Governo de São Paulo e Proac. 2011 de Janeiro – Reportagem exclusiva do Jornal especializado “Mountain Voices” sobre a Pousada Maeda e a Trilha Marinzinho. Muitas das trilhas em que nós surfistas de montanhas passamos, Seu Maeda que abriu pela primeira vez.
Entrada da pousada do Seu Maeda!
Entrada da pousada do Seu Maeda!
É isso, muito respeito e vida longa ao Seu Maeda.   Cição Pau no cat  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!