Organização do treino

Publicado em 4 de fevereiro de 2014

compartilhe

A revista Corredores S/A faz listas geniais para quem está entrando para o mundo das corridas de qualquer categoria. Aproveitando isso, peguei algumas dicas para quem quer levar a sério mesmo. E como começar? Sendo organizado, criando uma rotina séria para o seu exercício, sua corrida.
Se você é experiente, lê aí e deixe sua dica também. Se é novato, deixe sua dúvida! ; )
#1 Diversificar os treinos. Cada atividade tem sua relevância dentro de uma periodização. É importante mesclar as diversas intensidades de treino, inclusive pra conhecer o seu próprio ritmo e saber usar esse conhecimento em uma prova.
#2 Não deixar de lado outras atividades, principalmente o fortalecimento muscular, importante para prevenção de lesões e para melhorar o desempenho na corrida.
#3 É muito importante ter um planejamento. O treino do colega não serve para você. Os treinos têm de ser individualizados e programados de acordo com o objetivo e características de cada um. Muitos não se importam com isso e saem correndo sem orientação. Montar um planejamento é fundamental para que este corredor tenha bons desempenhos e sempre melhore seus resultados. Para isso é fundamental a orientação de um profissional.
#4 Alguns corredores não se preocupam com trajeto onde irão treinar. Isso faz parte da organização e é muito importante conhecer o percurso, saber os pontos de irregularidade, pontos de subida, com mais movimentação de veículos e pedestres.
#5 Correr todos os dias pode prejudicar o desempenho e até mesmo gerar alguma lesão. A musculatura fica fatigada e não há tempo suficiente para sua recuperação. A indicação é de que todos procurem um profissional, pois só ele saberá mensurar seu volume, descanso, ritmo e velocidade de treinamento.
#6 Ficar repetindo treinos sem critério prejudica a evolução física, por isso periodize cada fase do treinamento.
#7 Após algumas faltas, é muito comum tentar fazer um treino único para compensar todas as vezes em que não se exercitou, mas isso é um erro. O corpo se adapta gradativamente a cada estímulo. Caso não consiga realizar algum treino proposto, não adianta tentar fazer tudo de uma vez. Use o bom senso para fazer um treino eficiente, porém sem expor seu corpo a lesões.
#8 É importante que o iniciante respeite cada fase do seu programa de treinamento. Começar caminhando, depois intercalar com trote. Somente depois de uma adaptação periférica (membros inferiores) e central (sistema cardiorrespiratório), evoluir para um volume total de corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!