Técnicas de corrida: caindo no mundo das trilhas

Publicado em 22 de janeiro de 2014

compartilhe

Se correr é uma paixão, correr na trilha é amor eterno. Desde que me joguei no trail não consegui mais parar, isso por que treinar duro, superar limites e viver em harmonia com a natureza são coisas que prezo muito. Por isso, escrevi aqui, as dicas que sempre compartilho quando sou procurado por quem quer melhorar o seu rendimento ou iniciar nesse universo. Bora lá?
1. Encontre uma trilha . De longe a melhor maneira de começar a corrida em trilha é encontrar um grupo de amigos. Hoje no Brasil temos várias assessorias que apoiam a prática do trail. Listei algumas ao final do post. 😉
2. Certifique-se de distinguir entre trilhas técnicas e não técnicas. Trilhas não técnicas são pavimentadas , estradas de cascalho ou de terra que são, geralmente, fáceis de correr. Trilhas técnicas são estreitas, com caminhos rochosos que oferecem toda a variedade de desafio que a maioria das pessoas associam com trail running.
3. Diminua a velocidade e tome passos curtos e rápidos. Não se aborreça caso fique fique 20% mais lento nas trilhas, em relação ao seu resultado na rua. Você encontrará montanhas mais íngremes, descidas técnicas e um monte de obstáculos para lidar. Trail running é mais divertido quando você passa a esquecer o ritmo e começa a fazer o que te deixa bem. Reduza o passo, isso vai lhe permitir reagir rapidamente e manter o equilíbrio. Você verá que a trail running trabalha os músculos estabilizadores centrais.
4. Não tenha medo de andar pelas colinas.
5. Quando você estiver correndo em trilhas , você precisa ter atenção extra para onde pisa . Mas certamente você não quer ficar olhando diretamente para o chão o tempo todo. Vale sempre fazer uma varredura no terreno poucos metros à frente de você enquanto você está correndo. Ao perceber um obstáculo que se aproxima, você deve tomar a sua decisão para fazer o que for necessário para transpor aquele obstáculo.
6. Mantenha uma distância de cerca de dez metros de outros corredores. Nas montanhas os corredores são obrigados a alterar a velocidade o tempo todo, raramente com aviso. Ninguém gosta de ter gente colada na traseira. Se você estiver num ritmo mais forte basta gritar “esquerda” e passar o amigo corredor.
7. Cuidado com as raízes e rochas escorregadias ou seu treino/prova pode acabar aqui. Muitos desses obstáculos são mais escorregadios do que parecem. E ao cruzar riachos , muitas vezes é mais seguro caminhar diretamente através da água do que tentar atravessar na ponta dos pés por cima das rochas molhadas. É trail running, faz parte se sujar e se molhar!
8. Seja seguro. Conheça o caminho por onde irá correr, leve um celular, leve comida e algo para beber reserva (calcule um atraso na sua prova/treino). Leve um mapa no caso de estar executando um caminho pela primeira vez e tenha um kit de primeiros socorros no carro.
9. Esteja seguro! Você não entra em muitos países se não tiver contratado uma assistência em viagem, isso já é sabido. E para quem viaja para competições como o trail, corridas, bike entre outras, precisa (sim, precisa!) contratar uma assistência em viagem que cubra acidentes do esporte que você pratica. Indico a Premium Assistance (http://bit.ly/seguroviagem-premium) que já tem essas e outras atividades de risco em seu portfólio, assim você não tem surpresa se precisar de apoio em qualquer lugar do mundo.

/Assessorias esportivas para a prática do Trail. Indico:
– JVM, do meu amigo e rei da montanha José Virgilio: http://www.jvmtrailrun.com.br/blog/sobre-a-jvm
– Núcleo Aventura, da super campeã Cris Carvalho: http://www.nucleoaventura.com.br
– Selva Aventura: http://selvaaventura.com
– The North Face Running Club, do meu amigo Marcelo Sinoca: http://thenorthfacerunningclub.com.br
– Upfit, do meu amigo Sidnei Togumi: http://www.upfit.com.br
 
E #PauNoCat

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!