Técnicas de corrida: correndo mais e melhor

Publicado em 13 de janeiro de 2014

compartilhe

Todos esses anos de corrida me trouxeram muitas experiências. Aprendi com erros e fazendo testes, tudo pra tornar minha corrida mais efetiva e prazerosa. Vou compartilhar aqui, uma série de técnicas de corrida. Parte delas são retiradas da revista Corredores S/A, mas com meus devidos pitacos. Espero que goste! ; )
#1 Correr com braço “preso” ou cruzando na frente do peito. O movimento dos braços deve ser realizado entre a cintura e a parte baixa do peito, com os cotovelos flexionados a 90°.
#2 Alguns corredores deixam os músculos do rosto tensos ao correr ou ficam com a mandíbula presa. Relaxe.
#3 Sempre deve-se olhar para o horizonte: nada de correr de cabeça baixa.
#4 Deixar os ombros elevados, contraindo o trapézio.
#5 Correr na ponta dos pés. Faça a movimentação em três partes. Ao invés de martelar o solo, seus pés devem tocá-lo, começando com a parte externa do calcanhar, rodar sobre seu eixo longitudinal até apoiar toda planta e depois separar-se do solo usando o antepé e os dedos na hora da impulsão.
#6 Realizar aquecimento adequado para o tipo de treinamento que vai realizar. Preparação é tudo.
#7 Realizar exercícios educativos, específicos, para melhorar impulsão, coordenação, ritmo na corrida, etc. Existem exercícios direcionados para aprimorar cada fase da corrida.
#8 Não negligenciar exercícios que melhoram a postura. Investir em fortalecimento muscular ajuda a minimizar os riscos de lesão. Um core bem treinado colabora tanto na manutenção da postura, quanto evitando dores na coluna.
 
Para quem está começando ou tem tem dúvidas, o ideal é procurar a ajuda de um profissional (educador físico, técnico de corrida etc.). Não deixe de compartilhar a sua dica de ouro também.

E até o próximo post, onde trarei dicas para corrida de trilha. ; )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!