Festas de fim de ano, compromissos aos montes no mundo corporativo, férias escolares, isso sem contar o calor africano que faz no Brasil. Da aquela vontade de parar com os treinos e voltar só no ano que vem. O Gabriel, meu técnico, apoia muito essa ideia de tirar o pé do acelerador totalmente ou, de preferência, substituir por um outro esporte, trabalhando outros grupos musculares (ou os mesmos – rs).
O lance é que, trocando de esporte, você pode manter a sua capacidade aeróbia assim como todo o sistema energético ligado, e você ainda pode recuperar um pouco do desgaste físico e mental promovido pelo seu usual. E isso é sempre bem vindo. Afinal de contas, bastam alguns dias fora da rotina de treino para acharmos que estamos ficando fora de forma.
É importante diminuir o ritmo, pois todo trabalho visando uma ultramaratona gera um estresse no corpo (um stress absurdo, que, indiscutivelmente, parte dele nem é notado). O corpo passou o ano sofrendo adaptações e merece um merecido descanso. No caso de vir de uma temporada de lesões, o ideal é parar por completo afim de zerar os incômodos durante as férias. Nesse caso, o mais importante sempre em qualquer lesão é entender o motivo que causou-as, geralmente ligado a algum desequilíbrio muscular. Use esse período de férias para corrigi-la.
Por isso, a musculação, principalmente para aqueles que já vieram de um período OFF em virtude de lesões, pode ser uma grande sacada. Praticar outros esportes faz com que a gente descanse o psicológico. O segredo esta em ser um atleta, um apaixonado por esporte, por isso aumentar as experiências nos deixa com mais opções e, ainda, nos faz evoluir em questoes relacionadas a coordenação motora, eficiência mecânica e varias outras. E como eu sei tudo isso? O Gabriel não me deixa dúvidas!
Bom descanso, boas férias e que venha 2014 com muitos outros desafios!
A hora de tirar o pé do acelerador
Publicado em 24 de dezembro de 2013
Comentário enviado para a moderação.
Por favor aguarde!
Deixe um comentário