Decidi fazer essa prova muito incentivado pelo meu amigo Fernandinho (que foi o meu anjo da guarda no ktr). Sabe aquele momento em que você é um apaixonado por um esporte e não pensa duas vezes em aceitar um convite desse. Recusar? Pensei…seria um sacrilégio! Seria a mesma coisa que um peladeiro recusar bater uma bolinha no final de semana, ou a de um baladeiro deixar de ir a uma discoteca (nossa discoteca? Gsuis teclei isso e não vou mudar rs).
Outra coisa que me empolgou foi que ao meu redor eu teria a companhia de amigos queridos, da minha esposa e de carinhas conhecidas no munto do trail brasileiro ao todos eram mais de 700 inscritos.
Saímos de casa na madruga do dia 22/11 e partimos em direção a Fazenda Guaxinduva na Serra do Japi. Essa prova contemplava distâncias de 5K, 10K, 21K. Optei por correr os 21K, que tinha 1.300 de desnível acumulado. Ao chegarmos na arena de largada dei de cara com vários rostos conhecidos. Ivan Pires um galêgo canela fina que vive e treina em Campos do Jordão, Jose Virginio o rei das montanhas, Edicarlos motoboy e um dos melhores brasileiros no K42 da Patagônia, Emerson Bisan o rei das maratonas e um batalhador na luta contra o diabetes, já no universo feminino acabei encontrando a querida Tomiko uma verdadeira samurai das montanhas, uma guerreira que não tem medo algum de qualquer tipo de desafio, a Ligia atleta da JVM entre outras tantas que estavam por lá além da Naomi uma acupunturista de mão cheia que já salvou a vida de muitos atletas.
Às 9:05 alinhamos para a largada eu, Nana, Edinho, e o Mini Cooper. Analisando a distância e os postos de hidratação, decidi largar com pouca agua e apenas um squeeze com gatorade. Dei boa sorte a todos e largamos. Logo nos primeiros metros tentei encontrar um ritmo confortável que procurasse não abusar das minhas pernas, pois não vinha treinando para nenhuma prova em especial. Percebi que apesar do templo nublado, não ventava, estava quente e úmido demais. Tinha a sensação que estava correndo numa sauna e com menos de 1h:30m de prova eu já havia consumido 02 dos 03 géis que havia levado e toda a minha água e olha que eu só tinha girado uns 11km.
Numa das subidas insanas o silêncio tomou conta dos atletas e dentro de um perímetro de 1km estávamos todos praticamente juntos: Tubarão, super ultramaratonista corredor casca grossa, conhecedor nato de uma boa nutrição, o engraçado é que se você não conhece o Tubarão e o vê-lo pela rua, terá a nítida percepção que deu de cara com um lutador de MMA tamanho é o porte dele, o Calabria corredor da D-Run, corredor de olhar felino, que ao percorrer as trilhas, corre como se fosse uma onça movendo-se rápidamente atrás da sua presa, a Vivian Pavão, corredora esguia, alta e altamente focada, que tem uma beleza nas suas passadas, como a de uma modelo desfilando numa passarela e por fim tinha o Fernando imprimindo um ritmo alucinado.
O percurso dessa prova foi muito bonito e ao mesmo tempo bem técnico, formado por trilhas estreitas, belas subidas e descidas com graus de inclinação que ultrapassavam os 17%. Cordas foram colocadas afim de auxiliar os atletas menos experientes e as raízes e os tocos de árvores estavam lá para dar um pouco mais de tempero na prova. Na medida que os kms iam avançando, abri um pouco de alguns atletas muito por causa da minha facilidade nas descidas, acabei encostando e passando por alguns atletas que haviam me passado nas subidas.
Os postos que estavam no caminho funcionaram perfeitamente, senão me falhe a memória havia uma ambulância estrategicamente colocada no km 13 diferencial que garante a segurança dos atletas. No final de uma dessas descidas insanas, encontrei o Mini Cooper caminhando, obvio que fiquei espantado e perguntei se precisava de algo e ele disse-me: “estou com uma p…dor nas pernas” ao mesmo tempo que citei algumas palavras de apoio, peguei um advil e dei pra ele. Foi ele tomar e dali uns minutos lá estava ele ao meu lado.
Olhava o relógio e o mesmo apontava 1h40m, lembrei que ao ler o regulamento da prova, o mesmo dizia que o primeiro colocado terminaria em 1h:40, o que me fez lembrar disso? pensei comigo k c t!!! essa prova está diferente do que imaginava, cá estou ainda no km 15? Afff Gsuis paciência! Tratei de achar um som que desse um UP e som encontrado foi Ballons do Filme Summits of my Life.
Os kms foram passando e comecei a escutar o som que vinha da arena, já no km17 numa estrada de terra que passava bem pertinho do pórtico de chegada (organização nunca faça isso com os atletas, isso é muito chato passar perto da chegada e ao mesmo tempo ainda ter kms pela frente) havia uma indicação que orientava os atletas a entrarem numa área de mata mais fechada. Ali ultrapassei alguns atletas de outras distâncias, e não demorou muito para sermos brindados com a parte mais linda da prova. Corremos dentro de um rio que no seu final dava numa linda cachoeira.
Saímos dali faltando apenas 1k, isso mesmo, encontrei um staff que me disse: “vai que “tá” acabando, te dou um chocolate se pegar aquele corredor lá na frente”…naquela altura pensei comigo…não estou com vontade de comer p…nenhuma de chocolate, quero mais tomar uma Stella, que estava estrategicamente acomodada no cooler dentro do porta-malas do meu carro rs e óbvio que não tinha mais forças nas pernas rs.
Ainda deu tempo de encontrar a Samantha colega entusiasta das provas de montanhas, que me deu um apoio gritando palavras de incentivo e tirando algumas fotos. Avistei o pórtico com a alegria e a certeza que me diverti demais. E o “grand finale” foi ver os meus amigos que fizeram distâncias menores e a minha esposa gritando o meu nome.
Cruzei a linha de chegada em 2h:45m com um sorriso imenso no rosto. Fui o 24 mais rápido no geral e 5 na minha categoria. O primeiro colocado passou para 2h:02m, e o Virgílio, o nosso rei das montanhas cruzou a linha em 4 cruzando a linha em 2h14m. O Fernadinho fechou em 38 no geral e o Mini mesmo com uma pequena avaria foi 28 no geral e 5 na sua categoria.
A Nana finalizou em 4 na sua categoria nos 10K e por 20″s não subiu no pódio rs além eh claro que o meu querido amigo Edinho ter sido 5 na sua categoria e 38 no geral.
É isso aeee galera !Bons treinos e pau no cat!!! Agora é pensar no calendário de 2015!!!
E ai? Já pensou que prova lhe inspira? compartilha aqui com a gente? Qual distância?
Cição
Deixe um comentário