Tattoo: o que representa para você?

Publicado em 23 de maio de 2014

compartilhe

A tatuagem já foi usada para identificar bandidos e enfeitar poderosos; para juntar tribos e afugentar inimigos; para mostrar preferências e esconder imperfeições. O que não mudou quase nada foi a técnica de aplicação de tinta na pele. Passados mais de 4 mil anos, ela ainda é feita por meio de agulhas que perfuram a derme. Perseguida em vários momentos da história, a prática foi banida por decreto papal no século 8 e na Nova York do século 20. Apesar disso, é difícil encontrar quem nunca tenha pensado em fazer uma.
Pois bem, eu era mais um dessas pessoas que nunca tinha pensando em fazer uma tatuagem. No mundo esportivo sempre me deparava com amigos atletas que mostravam as suas tattoos com orgulho, como expor um lindo troféu. São pernas, braços, costas que exibem tatuagens de corredores, de bikes estilizadas, animais marinhos, isso sem contar os inúmeros símbolos do ironman representando a glória daquele atleta de ter finalizado os 3,8 km de natação, 180 k de pedal e para completar os 42 k no pé.
Essa ideia começou a amadurecer na minha cabeça de 2010 pra cá. Veja só, amigo leitor, eu que nunca tinha pensado nisto, estava alí no Cruce de Los Andes pensando exatamente em fazer a minha. Só não sabia o quê, quando, como, e, principalmente, onde (quem nunca fez essas perguntas todas?).
Já em uma das etapas do Cruce, acho que em 2011, vi alguns atletas ostentando suas tattoos, em especial a do meu amigo ultramaratonista Rodrigo Tramontina. A cada dia que passava aquela ideia se fixava na minha cabeça e ia se intensificando ainda mais durante nos treinos para os 119 k do TDS Ultra Trail du Mont Blanc. Acho que no fundo, no fundo precisava de um grande desafio para servir de inspiração e ao mesmo tempo um grande significado para que pudesse fazer a minha.
Depois de refletir muito durante os inúmeros kms percorridos nos meus treinos, prometi a mim mesmo que se terminasse o TDS, faria o símbolo da prova do UTMB. Na minha opinião representava tudo aquilo que amo na corrida, representa o estilo de vida que é correr nas trilhas, nas montanhas, além de, é claro, representar uma grande conquista pessoal.  A partir dali conversei com alguns amigos tatuados e com a minha esposa que também tem as suas e pesquisei um pouco mais o que significava pra eles às suas tatuagens e sem pestanejar, todos eles tinham uma história impar para contar sobre cada um daqueles desenhos e o que mais me tocou foi o brilho no olhar de cada um deles.
Lá fui eu para as agulhadas. Ao terminá-la e vê-la estampada no meu corpo eu era sabedor que aquele desenho tinha um significado importantíssimo para mim, um desenho que foi pensado, amado e que representa muito daquilo que sou.
tattoo1
E você? Qual a sua tatuagem? Qual a história dela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário enviado para a moderação.

Por favor aguarde!